top of page

PESSOAS, E NÃO COISAS

  • Pedro Simonelli
  • 18 de ago. de 2016
  • 2 min de leitura

Pokémon Go, eis um dos assuntos mais falados nas últimas semanas. Desde as mídias sociais até nas páginas policiais dos jornais, não faltaram informações sobre o jogo. Realmente é um aplicativo que tem movimentado a vida das pessoas a ponto do Detran/RJ estar criando uma campanha de conscientização no trânsito.


Quando Pokémon Go foi citado em minha sala de aula, passei a pensar melhor sobre o assunto. Entre comentários positivos e negativos algo que me chamou muita atenção, e que engloba Cristianismo e Psicologia, é a capacidade que temos de transferir a culpa de seres humanos para objetos e situações.


O jogo matou alguém? O jogo alienou alguém? Não! As pessoas é que permitiram ser reféns de um aplicativo. Acidentes no trânsito é o que mais mata jovens no mundo, por isso vamos proibir o uso de carros?


Ferramentas podem ser utilizadas de forma saudável ou não, e isso depende de quem a utiliza. Vejo isso claramente quando jogamos no diabo a culpa pelos nossos erros.


Já leu em Gálatas 5.19-21, sobre os frutos da carne? Dentre outros, cita imoralidade sexual, ódio e discórdia, embriaguez. Mas quantas vezes não dizemos que foi o diabo que fez fulano se embriagar, ciclano fazer sexo ou é ele quem fez fofocas que são disseminadas? Ei, são atitudes da nossa carne, que ele utiliza para nos aprisionar, mas só depois que abrimos a brecha!


Afinal, o pecado no Éden foi de Adão e Eva, não da serpente ou do fruto!


Mas até quando vamos jogar a culpa no diabo ou nas coisas? Quando vamos nos confrontar sobre nossas limitações? O problema está nas pessoas, e não nas coisas. Hoje é o Pokémon, amanhã serão outras novidades!


Que cada um entenda suas limitações e seja sincero consigo mesmo, que consulte a Cristo e molde sua opinião, e sendo contra ou a favor, siga o conselho de Paulo em Romanos 14.22: "Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus".

Ao invés de comentários desnecessários e grosseiros, inunde suas "timeline" de lindas mensagens sobre o nosso lindo Jesus!


Comments


bottom of page