top of page

ESPERAR EM TI É SEMPRE CAMINHAR


Papo Reto | Othon Júnior

Esperar em Deus, como dizem os amigos da extinta banda Palavrantiga, é sempre caminhar. A letra da música Esperar é caminhar é uma paráfrase da passagem em que o profeta Elias encontra Deus na brisa suave.


Ventos fortes, terremoto, fogo, mas em nenhuma destas manifestações Deus estava. Quando espero Deus agir de alguma maneira, Ele surpreende e age de outra maneira. Algumas vezes não entendemos como Deus fala.


“Quando espero a chuva chegar tu vens com teu vento”, diz a primeira oração da canção. Isso fala ao meu coração como eu quero que Deus me limpe: jogando uma chuva. Porém, minha sujeira é como aquele pó que se eu jogar água fica pior de tirar. O melhor mesmo é assoprar.


“Quando espero tua voz estrondar tu vens com o silêncio”, diz a segunda oração da canção. Isso diz que me sinto culpado pelo meu pecado e desejo juízo de Deus. Minha culpa é tão grande que não suporto a ideia de que Deus não vem e grita comigo pela minha falha. Porém quem grita comigo sou eu mesmo, quem não me perdoa sou eu mesmo. Quem deseja o castigo sou eu mesmo, pois me sinto culpado. E, enquanto grito, encontro Deus no silêncio, pois é lá que Ele escolheu habitar.


“Quando espero o mar se abrir vejo meus pés sobre as águas”, continua a canção. Quando acho que estou blindado por Deus para passar ileso por determinadas aflições, Deus diz “Não! Não irei blindar você, pois blindado nada se aprende”. Preciso pisar sobre as águas para enfrentar os meus medos, pois se Deus abre o mar, irei ao deserto, mas se Ele me faz caminhar sobre as águas, irei ao seu encontro.


“Quando espero o fogo arder, ouço a brisa suave”. Quando vou ao teu encontro, espero o fogo descer, espero o peso da tua glória, espero uma manifestação escalafobética, pois tu és o Eu Sou, tu és o grandioso, o excelso Deus! Porém, esqueço-me de ouvir a brisa suave, quase imperceptível; apenas quem está atento, sensível, consegue captar o som da brisa suave.


Tu, ó Deus, sempre quebrando paradigmas. Por isso, “Mesmo sem saber como Tu dirás, dentro de mim reinará a Tua paz que me faz saber que esperar em ti é sempre caminhar”.


Esperar é sempre caminhar, um paradoxo. Mais um paradoxo desse Deus que insisto em deixa-Lo óbvio. O tolo é sábio, o primeiro será o último e o último será o primeiro. Por isso espero em Deus, pois entendo agora que o ser não é e que a ideia que tenho de Deus é apenas uma projeção do meu Eu.





bottom of page