SÉRIE: AS FORMAS DO AMOR - O AMOR ÁGAPE
- Isaac Ioseph
- 16 de fev. de 2016
- 3 min de leitura

Enfim, terminamos o ciclo de mensagens sobre as formas do amor no GREGO. Deixando claro que além do Eros, do Fíleo e do Ágape, existe o amor Storge, um amor relacionado aos cônjuges, a família, onde reina paz e harmonia no lar.
E terminamos nossa série com o amor ÁGAPE.
O amor ÁGAPE é o amor de Deus. Um amor incondicional. Um amor completo, puro, sem imperfeição e isento de conotações sexuais, segundas intenções, interesses pessoais e maldade. É um amor sacrificial, doador, que continua amando ainda que o outro não mereça. É aquele amor que não pede nada em troca.
O amor que levou Jesus à cruz sem pedir garantia de que eu O amaria. Ele simplesmente foi à cruz.
É este amor que me torna mais humano e em condições de amar o próximo como a mim mesmo, sem garantia de retorno afetivo. Eu simplesmente amo! É um amor que me ensina a amar até os meus inimigos.
Em resumo, Ágape é um amor divino que inspira o ser humano. De todas as formas do amor, a forma Ágape é a maior, pois tem sua origem no próprio Deus.
Em I Coríntios 13:4-7, temos a noção clara do que é este amor. Ele não trai, não age com inveja, não se acha melhor que os outros, não tem interesses próprios; é sofredor, bom, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
É bom salientar que eu possuo por natureza as formas de amor Eros, Fíleo e Storge, porém, o amor Ágape eu só vou adquirir quando Deus operar em meu coração. Se o amor é da natureza divina, eu só posso possuí-lo quando Deus operar em mim.
Relembrando que eu entrei no Eros, identifiquei uma pessoa, me apaixonei por ela e caí no Fíleo, onde a paixão virou amor e eu me tornei amigo da pessoa. O Eros não sobrevive sem o Fíleo. Eros e Fíleo não sobrevivem sem o Ágape. Se amo apenas o corpo, é melhor comprar uma Barbie e contemplar as suas belíssimas curvas. Ou um Ken todo maquiado, perfeito e musculoso - no caso das meninas. Se eu quero apenas ser amigo da pessoa, é melhor dormir de conchinha com o celular online no Facebook, afinal, amigos de Face, parecem não ter crises de ciúme, TPM ou cabelo 'Juba de Leão' para te assustar.
Eu preciso entrar no Eros que é amar alguém que tenha o meu 'perfil físico' e me agrade. Mas quando o Eros passar eu preciso criar um vínculo de amizade com a pessoa, não posso ser um estranho para ela. Não posso ser um amigo de Facebook que curte, compartilha, mas não tem a capacidade de me amar.
Por isso, eu preciso chegar no nível hard, eu preciso atingir o Ágape, que é aquele amor que é derramado sobre mim quando estou em crises de Eros e Fíleo. É aquele momento onde estou 'morrendo' de raiva da minha namorada, mas Deus derrama o Ágape e eu esfrio a cabeça, coloco o coração no lugar e compreendo que o amor que sinto é maior do que a infelicidade de passar o resto da minha vida longe da pessoa que eu escolhi amar e que também me escolheu para amar e viver toda uma vida ao meu lado.
Uma briguinha boba, um beicinho, um ciuminho, não podem acabar com o prazer e a alegria de estar ao lado da pessoa amada. Aliás, que me desculpem os críticos de plantão, mas se acabou para ir no carnaval, se acabou para desfrutar a vida ou se pediu um tempo porque está com o coração em conflito, é porque não é amor, pode até vir a ser, mas ainda não é.
O amor Ágape é paciente e eterno. Isso não significa que todo namoro será eterno, não mesmo! Apenas significa que um dia alguém me fará amar de tal forma que eu serei capaz de suportar tudo para que o amor seja eterno.
P.S.: Para fechar nossa série, uma pequena conclusão: amar é um sentimento que o ser humano nunca deveria excluir de si mesmo, porque sem amor eu nada sou. A vida é norteada pelo amor. O pior do seres humanos possui nem que seja um graozinho de amor dentro de si. Mas, a Bíblia nos alerta que "por se multiplicar o pecado, o amor (Ágape) de muitos esfriará." - Mateus 24:12.

Comments